Apresentamos o resultado nº 2 do projeto
Como parte do nosso projeto, criamos um grupo no Facebook dedicado ao crowdsourcing. Incentivamos você a se juntar a nós para participar da discussão, trocar ideias e encontrar pessoas dispostas a cooperar em seu projeto:
O que é crowdsourcing e por que usá-lo?
Crowdsourcing envolve a obtenção de trabalho, informações ou opiniões de um grande grupo de pessoas que enviam seus dados através da Internet, redes sociais e aplicativos para smartphones https://www.investopedia.com/terms/c/crowdsourcing.asp. O termo foi cunhado em 2006, quando os editores da Wired, Jeff Howe e Mark Robinson, o usaram para descrever o uso da Internet para gerar e conectar ideias https://www.wired.com/2006/06/crowds/.
Toda a informação relacionada com a plataforma está publicada na Epale https://epale.ec.europa.eu/pl/user/208531 e no Linkedin https://www.linkedin.com/in/zbigniew-d%C4%85browski- 378bb5159/
O crowdsourcing é baseado em quatro conceitos básicos:
– adquirir conhecimento através da resolução de problemas,
– criação de novos conteúdos (como no caso da Wikipédia),
– votação
– crowdfunding, ou seja, recolha de fundos através de pequenas contribuições de um grande número de pessoas.
Para que serve o crowdsourcing?
– O crowdsourcing permite que você tenha ideias novas e criativas que talvez não sejam possíveis nas estruturas organizacionais tradicionais.
– Utilizar o conhecimento e a experiência de pessoas de diferentes origens e regiões permite soluções mais abrangentes e inovadoras.
– Com o crowdsourcing, os resultados podem ser alcançados a custos mais baixos porque está envolvido um vasto leque de voluntários ou especialistas externos.
Onde você pode procurar crowdsourcing?
1. Amazon Mechanical Turk (MTurk) https://www.mturk.com/worker – Mercado virtual de crowdsourcing criado pela Amazon. O serviço permite terceirizar tarefas simples, como verificação de pesquisas, redação de transcrições ou verificação de traduções.
2. Upwork https://www.upwork.com/ A plataforma permite que empresas contratem profissionais para seus projetos. Funcionários em potencial podem usá-lo para enviar currículos, gerenciar projetos e navegar por ofertas de emprego.
3. Existem também plataformas de crowdsourcing que se concentram numa disciplina específica, por exemplo, projetos criativos. Exemplos de tais plataformas são Crowdspring https://www.crowdspring.com/ e DesignCrowd https://www.designcrowd.com/. Os clientes enviam suas ideias para o design de logotipos, gráficos e outros elementos gráficos, e funcionários de todo o mundo enviam suas propostas de design.
4. HeroX https://www.herox.com/ e Wazoku Crowd https://www.wazokucrowd.com/ são exemplos de plataformas dedicadas a encontrar soluções para problemas científicos e empresariais. Eles conectam empresas a uma comunidade de inovadores. As empresas publicam ali os seus desafios, para os quais procuram soluções criativas e inovadoras, e os colaboradores apresentam as suas ideias para os resolver.
Nosso grupo de crowdsourcing: