FUNDAÇÃO IM. ZOFII ZAMENHOF. (Polônia) OID:E10090629

A Fundação Zofia Zamenhof visa propagar a ideia de liberdade, as regras da democracia, a diversidade cultural e a tolerância. Ao longo do nosso trabalho, queremos mostrar como resolver problemas sociais. Queremos contribuir para aumentar o nível de educação dos diversos grupos sociais nos países onde vamos desenvolver o nosso trabalho e influenciar os processos de integração entre as nações. Temos certeza de que esta é uma educação que dá oportunidade de crescimento e diminui as diferenças sociais. O diálogo intercultural é possível graças à educação. Assim, o nosso trabalho visa também a educação e a formação, também na vertente da cooperação internacional. Queremos também propagar o conhecimento sobre as pessoas ligadas às ideias da nossa fundação. A Fundação está envolvida em atividades educacionais e científicas relacionadas às causas sociais e à redução do desemprego. Há uma forte ênfase na cooperação com os países da Parceria Oriental e no trabalho com instituições de ensino a vários níveis.
O nosso foco principal são os grupos em risco de exclusão social no que diz respeito ao mercado de trabalho, tais como deficientes, NEET, adultos pouco qualificados e vítimas de violência doméstica.
Nossos especialistas têm experiência em ensino superior e educação de adultos. Os membros do nosso comité educativo são titulares de doutoramento em diferentes especializações das ciências sociais (principalmente economia e sociologia) ou candidatos a doutoramento. Temos também pessoas com longa experiência de trabalho na indústria educacional, incluindo perspectivas de educação de adultos.

SPÓŁDZIELNIA SOCJALNA OSÓB PRAWNYCH CENTRUM USŁUG ŚRODOWISKOWYCH (Polônia) OID:E10251622

A Cooperativa Social de Pessoas Coletivas “Centrum Usług Środowiskowych” existe desde 2012. Os nossos fundadores foram: município de Słupno, município de Bulkowo, município de Mała Wieś, Paróquia Católica Romana de St. Martin em Słupno e o Centro para a Inovação da Sociedade da Informação em Płock, portanto todos tipos de pessoas jurídicas listadas na Lei das Cooperativas Sociais. Após mudanças organizacionais, os membros do SSOP “CUŚ” permaneceram: comuna de Słupno, comuna de Bulkowo, comuna de Mała Wieś, bem como representantes da comuna de Radzanowo e da cidade e comuna de Drobin. O nosso principal objectivo é operar eficazmente na área da economia de nicho de mercado, bem como na área de implementação de tarefas de autogoverno. Desenvolvemos atividades no domínio dos serviços municipais, sociais, educativos e turísticos, e lançámos recentemente serviços de restauração. Realizamos Workshops de Terapia Ocupacional e uma Casa Diária para Idosos+ em Drobin, um Clube “Senior+” em Łęg Probostwie, um Hotel para cães vadios em Mała Wieś”.

ECOISTITUTO DEL FRIULI VENEZIA GIULIA (Itália) OID:E10129628

O Ecoistituto é um instituto de pesquisa sem fins lucrativos fundado em 1989.
A atividade do Ecoistituto centra-se no desenvolvimento sustentável seguindo uma abordagem multidisciplinar finalizada para promover a habitabilidade dos territórios e dos cidadãos.
O Ecoistituto colabora com instituições de ensino superior, escolas e instituições governamentais organizando conferências, cursos, seminários e workshops sobre desenvolvimento sustentável, negócios sociais, inovação social digital, educação ambiental e comportamento saudável. Nos últimos 20 anos, o Ecoistituto organizou uma conferência internacional anual sobre os temas do “mosaico paisagístico” em colaboração com a IPSAPA (Sociedade Inter-regional para a Participação na Paisagem do Agronegócio e na Gestão Ambiental) e a Universidade de Udine.
Desde 2005, o Ecoistituto criou a série de publicações “Viver nos lugares”, dedicada às culturas locais, tendo sido publicados 15 números.
No passado, o Ecoistituto participou da organização da Rezekne Academy of Technology Conference SOCIETY, INTEGRATION, EDUCATION (maio de 2013).
Os membros do Ecoistituto são professores universitários (especialmente da Universidade de Udine), profissionais, especialistas e pesquisadores engajados em diferentes âmbitos: inovação social digital, educação inovadora, economia, agronegócio, ecologia, sociologia, psicologia, antropologia social, arquitetura e geografia. Em particular, o Ecoistituto está envolvido em projetos locais para jovens e idosos.
Recentemente, o Ecoistituto realizou os seguintes livros “Introdução à inovação social”, Mimesis International; “O lado maligno da Web”, Mimesis International
O Ecoistituto foi o líder de um projeto Erasmus sobre inovação social digital. O Ecoistituto conduziu investigações sobre inovação social digital para migrantes e refugiados e também pesquisas sobre transtorno do espectro do autismo.

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DE EMPREENDEDORISMO (Grécia) OID:E10199181

O Instituto de Desenvolvimento do Empreendedorismo (iED) é uma organização grega sem fins lucrativos comprometida com a promoção da inovação e o aprimoramento do espírito empreendedor. Fundado em 2005, o iED é um Centro de Excelência líder certificado em empreendedorismo europeu e um Centro de Inovação Digital em rápido crescimento, registado como membro do catálogo de DIH da Comissão Europeia, que reconhece o empreendedorismo como um factor crucial para o futuro do desenvolvimento sustentável e da coesão das sociedades. Realiza pesquisas e fornece soluções inovadoras que facilitam o crescimento do empreendedorismo e promovem o emprego. O iED também é o Coordenador de um Centro Europeu de Inovação Digital (EIDHs) designado na Grécia, intitulado: “Health Hub: Healthcare and Pharmaceutical Industry Transformation through Artificial Intelligence Digital Services”. O Health Hub funcionará como um balcão único que ajudará as empresas do setor da Saúde e Farmacêutica a impulsionar os seus esforços de divulgação, precisão, inovação e networking, estabelecendo parcerias nas suas jornadas de transformação digital.
Ao longo dos 15 anos de atividade, participamos no planeamento, implementação e divulgação de mais de 200 projetos nacionais e europeus no âmbito de numerosos Quadros Financeiros (Horizonte, Erasmus+, FAMI, REC, COSME, INTERREG, ENI CBC MED, Life etc. ). A nossa experiência deu-nos uma visão única sobre os aspectos práticos da implementação de projectos de co-financiamento em grande escala, tornando-nos um parceiro e líder de projectos europeus forte e confiável. Também nos proporcionou uma rede extremamente ampla de mais de 4.200 parceiros e organizações colaboradoras da UE e de outros países.


CENTRO SOLIDARIETÀ GIOVANI GIOVANNI MICESIO ONLUS (Itália) OID:10277214

O Centro de Solidariedade Juvenil “G. Micesio “foi fundado em 1975. Foi reconhecido pela Região Friuli Venezia Giulia (DPR Regione Friuli Venezia Giulia n 337 / Pres de 09/10/1995) e está inscrito no Registro Geral de Organizações Voluntárias. O Centro tem como objetivo realizar a inclusão de jovens com menos oportunidades, deficiências e dependências através de formações profissionais. O Centro também organiza atividades de formação para educadores sociais, assistentes sociais, professores de apoio e voluntários sociais que colaboram com os serviços sociais locais e empresas sociais. opera por meio de cinco Unidades Operativas:
Unidade Operativa de Inclusão, Atendimento Psico-psicoterapêutico Ponto de encontro, Unidade Operativa Residencial, Comunidade Terapêutica para Adultos, Comunidade Terapêutica Educacional para Menores Unidade Operativa de promoção e defesa da saúde Setor de saúde Setor esportivo, cultural e recreativo Aprendizagem ao longo da vida Unidade Operativa Centro de formação profissional Negócios e Trabalho Unidade Operativa “Solidariedade” Cooperativa Social Lda.
A abordagem educativa do Centro baseia-se no paradigma “escola-laboratório”. Integra metodologias educacionais altamente avançadas tecnológicas e eficazes, finalizadas para proporcionar realizações profissionais concretas.

EPRALIMA – ESCOLA PROFISSIONAL DOALTO LIMA – COOPERATIVA DE INTERESSE PÚBLICO E RESPONSABILIDADE LIMITADA (Portugal) OID:10122117

O Ministério da Educação homologou a EPRALIMA em 1999, como uma organização privada sem fins lucrativos, assente num regime cooperativo que proporciona formação profissional a vários níveis europeus.
A Epralima é composta por 3 sucursais: sede em Arcos de Valdevez; sucursal em Ponte da Barca e outra em Ponte de Lima; um Centro de Avaliação de Competências que reconhece, valida e certifica competências, dando aos indivíduos a oportunidade de receber equivalência académica; e finalmente um Centro Técnico que trabalha com projetos transnacionais e comunitários. A Epralima contribui para os projetos devido ao seu amplo conhecimento da região e relacionamento próximo com os grupos-alvo; capacidade de promover o incentivo a redes e mobilizar diferentes organizações; experiência no desenvolvimento de diferentes Pacotes de Trabalho: gestão, avaliação, diagnóstico, desenho e implementação. A sua sustentabilidade está ligada à dinâmica da Região do Alto Lima, superando as necessidades através da formação.